Hoje, resolvi postar algumas considerações a respeito da temática INTELIGÊNCIA.
Às vezes ouvimos alguns comentários de pais, professores e até mesmo de alunos sobre esta questão: Falta de inteligência? O QI ainda não atingiu a um patamar desejável? O que está acontecendo com a aquisição de conhecimentos, competências e habilidades?
Precisamos relembrar que inteligência é uma capacidade cerebral pela qual conseguimos penetrar na compreensão das coisas e em seguida desenvolver ações, com vista a escolhas. É um fluxo cerebral que nos leva a escolher o melhor caminho, a melhor opção para resolver uma determinada dificuldade ou superar um obstáculo; capacidade para resolver problemas ou criar novas situações palidas para essa resolução.
Segundo os estudos realizados na obra de Celso Antunes: "As inteligências múltiplas e seus estímulos"(Editora Papirus), compreendemos que um dos papéis que a escola necessita assumir é o de ser "estimuladora da inteligência". A criança necessita aprender a aprender e o professor é um dos agentes que estimula a inteligência de seus alunos - como agente orientador da felicidade.
Através de Antunes percebemos que a inteligência do indivíduo é produto de uma carga genética que vai muito além de seus avós, entretanto, alguns detalhes da estrutura da inteligência podem ser alterados com estímulos significativos.
Antunes nos faz perceber que a inteligência também envelhece. Então, é preciso estar atento, proporcionando-lhe momentos agradáveis e incentivadores de novos insigts.
Mas, atenção:1- o homem concentra sua atividade cerebral do lado esquerdo, onde estão as funções da fala, do raciocínio lógico, da memória espacial, que estimula deduções, calcula com mais segurança riscos e perigos e uma série de outros atributos (mais conhecido como razão).
2- a mulher utiliza mais o hemisfério direito do cérebro, onde ficam guardadas as emoções e a memória afetiva.
O cérebro humano se parece com um edifício com nove janelas diferentes e cada uma delas abrindo em um certo momento e em outro se escancarando.Algumas dessas janelas são abertas no ventre materno e outras, nos primeiros anos de vida. Emgeral ficam escancaradas dos 2 aos 16 anos e depois fecham-se bem devagar. Mas após os 72 anos de idade, vão sendo fechadas, totalmente.
Por exemplo, a inteligência linguística ou verbal é estimulada do nascimento até aproximadamente dez anos, quando há uma conexão de circuitos que transformam os sons em palavras e a criança passa a ouvir, participar de conversas construir e compor novas formas de comunicação com o mundo.
Outra delas é a inteligência sonora ou musical, que vai se constituindo a partir de aproximadamente 3 anos até aproximadamente 10 anos, onde áreas do cérebro, são ativadas e a musicalidade aflora. Por isso a importância de cantar junto com a criança e brincar de aprender a ouvir a musicalidade dos sons naturais.
Fico por aqui.
Até outra postagem!
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