Todos nós sabemos da importância da leitura na vida das pessoas: permite crescimento intelectual, conhecimento, abertura de portas nas diferentes carreiras, enfim, visão mais ampla do mundo.
O livro é um volume transportável, com páginas encadernadas, contendo um texto, geralmente impresso, com ou sem imagens (alguns, sem palavras) e que forma uma publicação unitária ou a parte principal do trabalho de um autor. É uma produção intelectual e criativa. Atualmente, um produto comercializável, produzido, por meios industriais (e, remotas vezes, artesanais).
A coleta e organização, catalogação de livros para a pesquisa é função dos bibliotecários, que, nas bibliotecas, recebem estudantes e pesquisadores.
De maneira mais abrangente, biblioteca é todo espaço destinado a uma coleção de informações, sejam escritas em folhas de papel ou digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais (CDs,DVDs, fitas e Banco de Dados). Revistas e jornais, também, costumam ser colecionados e armazenados. A biblioteca constitui-se como um local destinado a preservar e difundir a leitura, é um espaço físico em que os livros estão guardados e preservados.
A Brinquedoteca é um espaço mediador de diferentes aprendizagens. Nela podemos compartilhar brinquedos, leituras, contação de histórias e diferentes atividades criativas. Brincadeira, jogo e brinquedo são importantes, tanto quanto a mediação com brinquedos cantados, contos, recontos e criação de novas histórias, desenhos e atividades. Como tal, deve oferecer atividades lúdicas auxiliares à formação e ao desenvolvimento de seus frequentadores mirins, sendo, inclusive, estimulador do desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor.
Nesses espaços, a leitura é uma constante: leitura da obra, leitura do mundo, leitura da letra e releitura da vida.
Cada espaço é uma arte que reunido com artes distintas permite diferentes, brilhantes e significativas expeciências individuais ou coletivas.
Até breve!!
raquelcorreiaescritora.blogspot.com/
Recomendações de leitura:
Cara Raquel, você escreve como quem recita poemas, fala de livros como quem fala de liberdade, de vivência com qualidade, de aventuras sem fim.. É assim que vejo os livros também... Eu os vvejo como companheiros inseparáveis e indispensáveis... Parabéns pelo seu rico trabalho fazendo, criando, produzindo e divulgando livros... As brinquedotecas que vc retratou aqui me inspiram, me dão vontade de estar lá com meu "pequeno príncipe"! obrigada por tornar meu dia melhor! Abraços afetuosos!
ResponderExcluirUm principezinho disse: "-Só se vê bem com o coração; o essencial é invisível aos olhos".
ResponderExcluirVocê, Sonya, olha para o mundo com o coração, por isso, sua sensibilidade.
Com meu carinho,
Raquel.