Há um assunto que nos dias atuais tem sido pouco comentado, entretanto é muito comum acontecer: a infestação de piolhos nas cabeças das crianças em idade escolar.
Então, FIQUE DE OLHO!! COÇOU A CABEÇA? PODE SER PIOLHO!!
O Piolho é um inseto que se alimenta de sangue e se reproduz com muita rapidez, é um"bichinho", bem pequenino que se aloja na cabeça, entre os cabelos e provoca muita coceira.
Geralmente a "turma do piolho" é encontrada na cabeça das crianças (Mas, adultos não devem descuidar!).
Como se "pega" piolho?
Você, certamente não o chama, mas ele vem!
A escola, geralmente é o local onte se transmite o piolho, pois, há muitas cabeças próximas, concentradas em um espaço pequeno. Também é possivel "pegar" piolho, usando escovas de cabelo, pentes e bonés emprestados.
Quando a criança ou até mesmo o adulto apresentar uma coceira muito grande no couro cabeludo, principalmente na nuca, ou sentir a impressão de algo "andando" na cabeça e pescoço, pode ser o intruso do piolho fazendo morada ali...
Você poderá encontrar, também, muitas Lêndeas - os ovinhos do piolho. Estes não se descgudam com facilidade dos fios do cabelo, então, faz-se necessário o uso de um pente fino.
Para evitar o piolho, tome os seguintes cuidados:
- Evite usar pente ou escova de cabelo de outra pessoa;
- Evite usar bonés, chapéus ou gorros emprestados;
- Troque de roupa todos os dias;
- Lave, com frequência, as roupas de cama.
Segue uma dica para tratar das cabelos com piolho:
- Passe o pente fino todos os dias, colocando um pano (de preferência algodão branco ou uma toalha clara) para você ver o que caiu e não deixar cair sobre a roupa. Os piolhos e lêndeas que caírem devem ser deixados em vinagre diluído em água por aprox. 30 min, para que morram.
- Você pode fazer uma mistura com 1/2 copo de vinagre e 1/2 copo de água e passar com a ajuda de algodão nos fios do cabelo - da raiz à ponta, depois envolver a cabela com uma touca, um pano ou toalha, deixar ali por alguns minutos e, em seguida, lavar os cabelos.
- A aplicação deve ser realizada durante cinco dias consecutivos e repetida de sete a dez dias depois para atacar os ovos.
- Cuidados que devem ser estendidos para toda a família e/ou parceiros, mesmo que assintomáticos. - É importante que, nas escolas, sem exceção, os alunos que estiveram em contato com a criança afetada sejam tratados concomitantemente.
- Jamais utilize inseticidas ou qualquer outro produto que não seja por recomendação médica, pois podem causar intoxicação.
Espero que estas informações sejam úteis para a orientação de pessoas infestadas com este tal de PIOLHO!
Até breve!
Fontes de consulta:
SME - São José dos Campos
- Tratado de Infectologia
Autor: Veronesi, Ricardo & Focaccia, Roberto
Editora: Atheneu
Temas: Animais, Zoologia, Insetos, Biologia
Editora: Atheneu
Temas: Animais, Zoologia, Insetos, Biologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário