quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

RELACIONAMENTO ESCOLAR

Prezados amigos das Letras e das Artes,


Escrevo, neste dia, para todos aqueles que se preocupam com o relacionamento travado entre professores/educadores, pais/responsáveis, agentes educativos, funcionários da escola e alunos.
Vivemos dias com dificuldades no relacionamento humano. No espaço escolar isso não é muito diferente.
Professores se desgastam com os alunos, no tocante à disciplina, atenção, comportamento em sala de aula; inspetores e agentes educativos, nos momentos de entrada, intervalo/recreio e saída.
Além disso, ainda encontramos algumas divergências entre os procedimentos  estabelecidos e/ou tomados pela escola e pais/responsáveis...
Às vezes, alguns desses momentos cansam e nem sempre se sabe o caminho que melhor  "resolve" a questão. 
Então, aqui seguem algumas dicas:
 
1- PACIÊNCIA - "NO STRESS" - A calma e a paciência são duas virtudes que devem se transformar em ações  no que diz respeito ao relacionamento entre pessoas. Deste modo se olha melhor, ouve melhor e age com moderação, respeito e consideração em relação a outra pessoa.
 
2- FACILITAÇÃO DE UM CLIMA EDUCATIVO -  "RESPEITO" e "COMPREENSÃO" - dois valorees que devemos construir para facilitar o relacionamento interpessoal. Cada agente e, em especial o professor, precisa construir um clima educativo capaz de tornar seu relacionamento com os educandos mais significativo, deste modo, o aluno irá recebendo, aos poucos, o "sustento" emocional, com respeito, educação, cordialidade, simpatia e, ao mesmo tempo, autoridade, necessários ao bom relacionamento e ao amadurecimento escolar.
 
3- CONHECIMENTO DE CAUSA - Todos os profissionais que  estão, direta ou indiretamente relacionados com educação/ensino, carecem ter os conhecimentos necessários em relação ao funcionamento escolar, às regras de conduta e  às regras escolares. Além disso, quem é responsável pela instrução,  necessita ter pleno conhecimento do assunto que ensina, para que possa estabelecer os momentos de contra argumentação, necessários para elevação da base do conhecimento e pesquisa.
 
4- FLEXIBILIDADE - Ter autoridade não significa ser autoritário, destarte, a flexibilidade para conversar e mediar as variáveis do processo de acordo com o atendimento/ajuda/cobrança se faz necessário.
 
5- TONALIDADE - O tom de voz que é utilizado com os alunos, muitas vezes, define a ação do professor ou do agente educativo. Saber equilibrar a tonalidade vocal será uma habilidade necessária ao professor e a todos os agentes educativos. Cuidado para não gritar. Educadores não precisam utilizar este artifício se estiverem com o controle do grupo. Aprender a impostar a voz é outra habilidade  necessária a todos aqueles que utilizam a voz como "instrimento de trabalho". RESPIRE e calmamente fale, sem atropelos, sem pressa, mas com energia necessária para ser compreendido.
 
6- DEFINIÇÃO DOS "COMBINADOS" -  Regras são importantes para todo e qualquer ambiente onde se lida com muitas pessoas. Estabeleça com o seu grupo os combinados de todas as ações que  forem consideradas como necessárias ao bom andamento do trabalho.
 
7- SEJA FELIZ E REALIZE -SE COM A CARREIRA ESCOLHIDA!
 
Até breve!!
 
raquelcorreiaescritora.blogspot.com/
 
 
 
 

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