domingo, 13 de janeiro de 2013

ENCANTADO MUNDO NOVO DA ESCOLA

Prezados amigos das Letras e das Artes,


Muitos encontros e desencontros são enfrentados pela criança que desde a tenra idade passa a frequentar os espaços escolares, seja porque a família precisa que ela esteja "guardada" numa creche, seja porque já está na idade da educação infantil ou mesmo pela razão de estar com idade obrigatória para o ingresso no ensino fundamental.
Lembro-me do primeiro dia de escola de meus filhos. Eram muito pequenos, estavam iniciando seus dias escolares numa creche e, como choraram... Sentadinhos, olhando para todos os lados, por certo me procurando ou querendo dizer: " — Queremos mamãe...onde ela está?"
Este, por certo é um momento "dolorido" tanto para a criança quanto para seus pais, mas, o mundo hodierno, faz desse momento uma necessidade e dela, às vezes, não conseguimos fugir.
Quando a criança entra na escola, passa a enfrentar um mundo novo, com muitos desafios. Enfrenta medos - que são rapidamente superados - vencem obstáculos, galgam novas etapas cognitivas, sociais e psíquicas. Por isso é necessário que seja instaurado um clima de confiança entre pais-escola, pais-professores, criança-escola, criança-professores, criança-criança.
Outro fator de suma importância é o período de adaptação e reconhecimento das possibilidades de desenvolvimento da criança, dando a ela a confiança que precisa ter para se desenvolver educativamente.
Educação, como sabemos, é um processo contínuo de descobertas e redescobertas, de desenvolvimento intra e interpessoal, de desenvolvimento cognitivo, psicossocial e motor, entre tantas outras formas que poderíamos citar.
Há um caminho que muitos professores desconhecem: trabalhar o afetivo das crianças. Alguns não reconhecem que elas ficam emocionalmente instáveis ao ter que deixar seus pais ou responsáveis e ficar um determinado período na escola. Portanto,  reconhecer que elas carecem de  uma acolhida afetiva - trabalhando com sua emoção - é uma das possibilidades de integração da criança com o grupo e o despertar da "paixão " pela escola e pelos caminhos do aprender.
Muitos encantamentos passarão  a surgir nesse novo espaço chamado escola, através das histórias, das músicas, dos desenhos, representações, imagens, teatros, fantoches, ... o mundo imaginário passa a ser uma infinita descoberta (com emoções diferentes) e aos poucos o despertar do desejo de apreender muito mais, visivelmente se faz.

Até breve!!
raquelcorreiaescritora.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário