Ao adentrar no ensino fundamental, com seis anos ou prestes a completá-lo, as crianças que já possuem uma linguagem oral bastante elaborada, demonstram-se animadas, espertas, falantes e, às vezes, desconfiadas, também.
Nova escola, outros amigos e professores, nova dinâmica... passam a tomar conhecimento de uma nova série de informações, conteúdos. O confronto com novas aprendizagens é inevitável.
O objetivo da escola concentra-se no desenvolvimento integral do aluno e, para isso, precisa levar em conta a história de vida de cada criança e as vivências que muitas delas compartilharam na Educação Infantil.
Minha sugestão é esta: transformem esses novos momentos em FESTAS DO CONHECIMENTO, a fim de que as crianças passem vibrar com a nova escola, professores, amigos e os novos saberes que passarão a adquirir.
Professores, usem a criatividade que vocês possuem, ensinem com música, com jogos, com gestos, ensinem com amor... respeitem a história de vida e utilizem os conhecimentos que estão na "bagagem" que cada aluno leva para a sala de aula. Vibrem e emocionem-se com as descobertas.
Ensinar-aprender: sejam felizes nesse processo tão importante para a vida!
Até breve!!
raquelcorreiaescritora.blogspot.com/
contatos: raquelmlcorreia@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário