segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pesquisa Científica

Prezados amigos das Letras e das Artes,

Lançando mão do Dicionário Aurélio, é possível considerar pesquisa como "um ato ou efeito de pesquisar, uma indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade, investigação e estudo, minudentes e sistemáticos, com o fim de descobrir ou  estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento".
Utilizamos a pesquisa científica, principalmente, nos espaços acadêmicos, como um procedimento "racional e sistemático" na busca de respostas para hipóteses e problemas de um dado estudo, conhecimento ou indagação.
A pesquisa científica pode ser classificada em:
a) exploratória - constituindo o primeiro passo de todo o trabalho científico, proporcionando informações sobre determinado assunto, além de facilitar  a delimitação do tema, a elaboração dos objetivos ou formular hipóteses;
b) descritiva - os fatos são observados, registrados, analisados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles (pesquisa de opinião, levantamento de dados,etc.),
c) explicativa - registra, analisa e interpreta os dados pesquisados, procurando  identificar as causas determinantes do problema em estudo.
Em relação às fontes de dados, podemos destacar:
a) fontes bibliográficas;
b) de laboratório,
c) de campo.
A pesquisa bibliográfica utilizará material escrito, como: livros  de leitura corrente ou de referência, publicações periódicas, sites, relatórios, anais de congressos e simpósios, dissertações, teses e outras publicações.
Geralmente a pesquisa bibliográfica deve ser pautada em fontes(referências) primárias e  secundárias, com vistas a dar mais credibilidade à pesquisa. Por exemplo, ao se intentar uma pesquisa sobre os estágios de desenvolvimento humano, deve-se buscar como fonte primária as obras de Piaget e como fontes secundárias, obras de autores que já estudaram informações aferidas por esse teórico.
A pesquisa documental utilizará fontes de informações que não receberam devido tratamento analítico e publicação, exemplos: documentas, atas, dados estatísticos.
A pesquisa experimental procurará descobrir quando um fato ou fenômeno é reproduzido, dando a estes explicações e demontrando-se entendimento a partir dos mesmos.
A pesquisa de opinião  buscará informações  diretamente com um grupo de interesse a respeito dos dados que se intenta esclarecer.
O estudo de caso será realizado quando se pretende estudar com profundidade os diversos aspectos característicos de um determinado objeto de pesquisa.
A pesquisa-ação será utilizada quando os pesquisadores ou participantes se envolverem no trabalho de pesquisa de modo participativo ou cooperativo.
A pesquisa participante ocorrerá por meio do contato direto do pesquisador com o fenômeno observado.
Cada tipo de pesquisa possui sua especificidade. Por exemplo, às vezes, demora-se mais na localização de uma bibliografia adequada ao assunto.
Numa pesquisa bibliográfica de cunho histórico sobre  instituições, por exemplo, não é tão fácil encontrar obras que retratem a  história de determinada instituição e sua localidade, então, vale buscar o acervo de bibliotecas regionais, através de jornais e revistas de época. Já em relação ao estudo de caso, deve-se averiguar a incidência de determinado problema. Por exemplo, o caso da violência familiar e as implicações no desenvolvimento escolar da criança - talvez, para alguns seja difícil encontrar fontes, então, deve-se dedicar mais tempo para desenvolver um estudo e análise de um caso.
Mas, certamente, o prazer dos resultados que a pesquisa  traz e a alegria da descoberta individual ou coletiva, complementam o estudo de tal forma que os determinantes dificuldade ou burocracia vão para  o escanteio.

Até breve!!

raquelcorreiaescritora.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário