domingo, 28 de outubro de 2012

O PROFESSOR E SUA AÇÃO PEDAGÓGICA

Prezados amigos das Letras e das Artes,

A postagem de hoje trata da temática: O PROFESSOR E SUA AÇÃO PEDAGÓGICA.

Quais os fatores que poderiam determinar o desempenho do professor em sua prática educativa?

Considerando que a sala de aula é um espaço de múltiplas ações, composta  por um grupo heterogêneo de alunos,  precisamos refletir sobre as diferentes contradições existentes nesse contexto, com conflitos psicológicos, abordagens científicas, concepções de valores e ética diferenciados.
Saber lidar com essas diferentes perspectivas dará ao professor o respaldo necessário para implementar, uma prática pedagógica eficaz.
Uma visão simplista poderia reduzir o papel do professor apenas ao ato de ensinar. Perspectiva mecânica, acrítica e descontextualizada.
Entretanto o compromisso do educador com o ato de ensinar o faz pensar, planejar e agir de forma mais contextualizada. O professor passa a conhecer melhor o grupo com o qual tem necessidade de interagir e dessa forma organiza os passos de sua ação levando em conta esse conhecimento.
O modo de ser do professor influenciará, diretamente sua ação educativa. Mas, ao estar antenado com o contexto em que atua, por certo planejará ações adequadas que possam unir práticas sigmificativas de  aprendizagens.
O professor possui grande valor e imenso significado na vida dos alunos, principalmente quando torna-se um mediador do processo de aprender do aluno, oferecendo possibilidades de caminhos e descobertas que produzam o despertar do aluno para novos conhecimentos.
Para tanto, o professor precisa  estar em constante aprendizagem, carece ser  pesquisador e promovedor de ações que permitam ao aluno também ser um pesquisador.
Vale lembrar que o professor ainda é um estrategista. Precisa planejar ações, estabelecer objetivos e metas, selecionar recursos e conteúdos, aplicá-los e rever se as ações planejadas estão sendo eficientes através da avaliação.
Talvez, um bom professor para a escola atual, com os alunos atuais, seja aquele que é gente (como qualquer outra pessoa que possui sentimentos), mas com uma personalidade humilde  e ao mesmo tempo vibrante, no ato de educar. Uma dose de empatia não faz mal, pois colocar-se no lugar do outro possibilita sentir como o outro sente.  Um bom professor é aquele que além de ser amigo é justo e honesto em suas argumentações. Mas a forma como o professor se relaciona no aspecto do conhecimento deve ser eficiente e fundamental, porque tornará as aulas atraentes e estimuladoras. O aluno compreenderá melhor a mensagem que passa a ser mediada pelo educador. Nessa perspectiva o aluno poderá despertar sua curiosidade e proceder à ações de pesquisa.
O professor não precisa ser bonzinho ou bonitinho para ser valorizado pelos alunos, mas precisa ser correto em suas ações e imparcial em suas avaliações.
Finalizando, tenho presente que o professor admirado por sua ação é aquele que domina o conteúdo que ensina, é aquele que escolhe formas adequadas para administrar seu trabalho e que tem um bom relacionamento com seus alunos de forma a ser respeitado, porque respeita o outro com quem interage. Um professor que mantenha um bom senso de humor, que goste do que faz e ensina e que procura tornar suas aluas mais  interessantes e agradáveis.
Desejo um bom dia para você, professor.
Desejo um bom dia para você que não é professor mas admira o papel daquele que tem por responsabilidade o ato de ensinar.
Um bom dia para todos os que  envolvem-se na arte da vida!

Até breve!!
raquelcorreiaescritora.blogspot.com/

Você poderá encaminhar uma mensagem, um comentário ou sugerir um tema para  a nova postagem.
Entre em contato através do email: raquelmlcorreia@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário