sexta-feira, 6 de junho de 2014

A Leitura Como Instrumento Para Transformação

Queridos amigos das Letras e das Artes,

Temos observado, ultimamente, uma gama de eventos culturais relevantes e significativos, como Congressos, Encontros, Festivais, Feiras, Seminários etc, valorosos para a comunidade leitora.
Aqui na Região do Vale do Paraíba, por exemplo, aconteceram diversos eventos, entre eles: Bienal do Livro (abril/2011), Festival da Mantiqueira (maio/2011), Festival de Literatura Infantil (setembro/2011), sem falar nas diversas Feiras e Exposições.
Por certo, cada um de vocês tem conhecimento de outros tantos acontecimentos culturais que foram e cotidianamente estão sendo promovidos em suas respectivas cidades.
Destacamos, nesses eventos, um objetivo sempre presente: a difusão do conhecimento através de diferentes obras e estilos literários, indo ao encontro do público leitor, auxiliando na contextualização do saber e impulsionando as asas da imaginação.
Sabemos que a aquisição do conhecimento pode ser obtida de várias formas: impressa, virtual, representativa, pictográfica..., e em diferentes contextos: figurativos, informativos, realísticos, impressionistas... mas, independentemente do estilo, auxiliam o cérebro a se desenvolver, permitem a criatividade, lapidam informação e pesquisa, induzem a releituras compreensivas, interpretativas e críticas.
Ou seja, o ato de ler não se esgota na decodificação da palavra escrita, mas se amplia na compreensão do mundo. O que pode implicar numa leitura como instrumento para transformação individual e social. Implicando em mudanças de comportamento, tradições envolvimentos entre outros.
Finalizando, relembramos uma expressão muito significativa na questão do ato de ler:
"A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente." (Freire, A Importância do Ato de Ler, p.11-12).

Até breve!
raquelcorreiaescritora.blogspot.com

PS. Confiram e indiquem a literatura infantil: UM SAPINHO MUITO CURIOSO - Vale a pena utilizá-lo como livro paradidático no currículo escolar.
Informações para compra: raquelmlcorreia@yahoo.com.br
Jac Editora - Tel: (12) 3928-1555
ou nas Livrarias Saraiva (venda Virtual) e Maxsigma

Nenhum comentário:

Postar um comentário