sexta-feira, 6 de junho de 2014

LEMBRANÇAS DO TEMPO DE ESCOLA

Prezados amigos das Letras e das Artes,

Lembranças do tempo de escola...

Não são  todos os professores possuem o título de mestre, mas são MESTRES no ofício de ensinar. Nem todos são doutores, mas agem como se fossem, na sua ação... no ato de ensinar...

Refletindo a respeito dos tempos da infância que vivi, dos momentos em que, no espaço escolar, recebi as primeiras instruções e aprendi as primeiras letras, resolvi escrever e valorizar todos que ali estavam na missão do ensinar.
Naquele tempo, fui alfabetizada com a cartilha MINHA ABELHINHA. Foi extraordinário o papel desenvolvido pelas professoras que tive - D. Vera (uma jovem professora, na antiga C.A. - Classe de Alfabetização) e D. Cláudia ( um pouco mais experiente, na 1ª série) - Período em que estudei na Escola Municipal Alina de Brito, em Jacarepaguá -  RJ. Mais tarde, na terceira e quarta série, em outra escola Municipal Miguel de Larreinaga - Campo Grande -  RJ, foram as figuras de D. Lenice (doce e carinhosa com os alunos) e D. Nancy (mais severa, porém, muito comprometida com o ensino). Anos mais a frente,  registrei, o exemplo dos grandes MESTRES do curso ginasial, na Escola Municipal Venezuela, também em Campo Grande -  RJ: Prof Achilles - Inglês, Profs. Marília e Ângela - Língua Portuguesa, Profs. Odenir, Maria Helena e Soni - História, Prof. Ernesto - Matemática, Prof. Wolgrand - Ciências, Prof. Norma - Educação Física.

Escolhi ser professora porque tive grandes exemplos de excelentes Mestres. Então, realizei o Curso de Formação de Professores no Instituto de Educação Sarah Kubitschek. Lá. encontrei outros tantos mestres do saber, cada um em uma área de conhecimento específica: Jacyntha, Gilcéa, José Guilherme, Darcy, Laudicéia, Anna Clara, Marcos Flamínio,  Brigitte Madeleine, Heloísa Beltrami, Waldir, Paulo Bessa, Raquel Bandeira, Solange Aguiar, Vera Lúcia...

Esta caminhada me levou a níveis mais elevados.  No curso de Pedagogia, foram vários os mestres que tive, entre eles Jacyntha, (ex-professora  do Normal), Norma Kirsten, Ceres, Monrevi...

Nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, outros tantos, como Aparecida Fátima, Janice, Norma Kirsten, Lêda Guimarães, Vânia Pavão, Rita Ribes, ..., e Stricto Sensu - Programa de Mestrado, com Louvor, mais do que MESTRES, Doutores e Pós-Doutores, Livre-Docentes e grandes amigos, entre eles: Maria de Lourdes Albuquerque Fávero, Helena Ibiapina, Terezinha Granato, Margot Madeira, Vicente Madeira, Lilian Ramos...
A estes e tantos outros, minha gratidão pelo que significaram em minha vida acadêmica.

Mas, com imenso respeito, peço licença para citar os grandes mestres de minha educação e vida: Moody (in memorian) e Eunir,  pelo que representam em minha formação como pessoa. Pois na simplicidade de vida que levaram  conseguiram  dar direção para os filhos ofertando-lhes mão amiga, conhecimento e orientação na caminhada...

E, ao MESTRE dos mestres, JESUS CRISTO, por seu grande exemplo de AMOR.

Espero que meu exemplo seja lembrado pelos meus ex-alunos, assim como tenho significativas recordações de meus professores...

FELIZ DIA DOS MESTRES!!
Parabéns por você ter escolhido ser professor!
E se é este seu dom, esmere-se em fazer o melhor!

Até breve!
raquelcorreiaescritora.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário