domingo, 13 de janeiro de 2013

O VALOR DA LEITURA

Prezados amigos das Letras e das Artes,

Há momentos que nosso inconsciente não permite  o reconhecimento da leitura como um instrumento valoroso para a vida.
A leitura da figura, desenho,(ou representação pictórica - como alguns preferem nomear), permite a criança descobertas de novas formas de ver: ver a vida, ver o belo, o feio, o inusitado. De sorrir ou de chorar. De imaginar o conhecido e o desconhecido e de desvendar segredos.
Certamente, em sua infância, essa ação aconteceu por inúmeras vezes. Você estava crescendo mas não foi percebendo que seu imaginário permitia seu crescimento intelectual, social, estético, ético e moral.
A leitura dos símbolos, das palavras e dos números, permite  a entrada no mundo do conhecimento letrado. Contextualizando frases e textos ao momento vivido. Descobrindo e redescobrindo fatos, feitos e evidências.
Desde o momento da alfabetização esta ação é aplicada  e desenvolvida, num constante processo de adaptação, interpretação e readaptação.
A profundidade dessa ação permite muitas reflexões e a criação de teses, oposição, confronto de idéias (antíteses) e reelaboaração de novas teses.
Ao longo da vida, muitos desafios são encontrados para a exposição de pensamentos e utilização das palavras, formas e estilos linguísticos em contextos bem diferentes.
Aos poucos a mente cansa e falha e é preciso lançar mão de técnicas para que a mente continue utilizando dos símbolos da escrita em atividades diferentes. As cruzadinhas, caça-palavras e brincadeiras como desafio e forca, por exemplo, tornam-se bons companheiros nos momentos livres. Às vezes, a mente "corre" outras, "lentamente" processa informações.
Apesar disso, a leitura possui um significativo valor, pois é companheira dos diferentes momentos da vida.
Serve para instruir e também para recrear.
Há momentos que é o melhor passatempo nas horas vagas. Como romance, poesia, prosa ou crônica, lá está ela, bem ao lado. Em outros é bagagem para diferentes conhecimentos e ainda reveladora de fatos e situações circunstanciais. Há  momentos é conforto e luz.
Então, não há como fugir. É preciosa fonte de saber e dela, todos devem fazer bom uso.
Valorize a leitura. Leia um ou muitos livros e textos, mesmo que apresentados  de diferentes formas.
Presenteie livros, sempre. Porque a leitura, na vida, sempre possuirá valor inestimável ao leitor.

Até breve!!
raquelcorreiaescritora.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário