domingo, 13 de janeiro de 2013

LER COM PRAZER

Prezados amigos das Letras e das Artes,

Vocês já perceberam quão importante é uma leitura ser interessante para a criança? (Para o adulto, também!)

Nos tempos que desenvolvia minhas atividades como professora do ensino fundamental, sempre procurei incentivar meus alunos  à prática de uma leitura eficiente e uma escrita competente... Toda semana um aluno da turma levava um livro para realizar a leitura em casa e depois a leitura era feita  para os outros alunos. A turma recontava a a história e reescrevíamos o texto, coletivamente. Criávamos nossas histórias coletivas, também. Essas atividades acabavam, sempre, como uma festa: o que chamo de festa do conhecimento.
Percebi, ao longo dos anos, que a leitura precisa ser prazerosa. O aluno precisa gostar de ler. Gostar de sentir a leitura como uma "brisa agradável que refresca a mente", envolvendo-a de momentos de imaginação e reflexão, embora de maneira fictícia, mas como se fosse real.
A prática de leitura precisa ser diária. precisa tornar-se um hábito rotineiro:
Ler pequenas palavras...
Ler encartes de promoções de supermercados e lojas...
Ler  diferentes letreiros...
Decodificar palavras e textos...
Recriar palavras em diferentes contextos...
A medida que o professor lê para seus alunos (ou que um pai/mãe lê para seu(s) filho(s), compromissadamente, envolvendo-se com o que está lendo, a criança vai tomando como referência alguns caminhos importantes para uma boa leitura:
Uso da entonação, respeito à pontuação, ênfase nos diálogos textuais...
Deste modo, a criança tende a encantar-se com as diferentes narrativas e seu interesse pelo ato de ler é reforçado com a criação de laços com as palavras, textos, figuras, enfim, com a amplitude da leitura.
Por intermédio  da leitura, decodificação e compreensão das palavras de um texto, as crianças vão mais além: interpretam o mundo so seu redor, interagindo melhor com quem convive.
Então, prezados amigos, como é importante planejar momentos incentivadores para uma boa leitura. Porque se você lê, certamente, estará sendo um  modelo/exemplo para outros leitores.
Disponibilize às crianças livros diversos (é claro: adequado às respectivas idades) a fim de que as crianças possam  manuseá-los e explorá-los.
Valorize a leitura: leia em voz alta para as crianças ouvirem, conte histórias, também.
Permita à criança observar onde você está lendo e apresente novas palavras com seus  significados.
Aprecie o que é lido, permita a criança recontar a história que ouviu você ler, reescreva a história e incentive a produção escrita e a criatividade infantil.
Faça um teste e valorize a cultura que está disponibilizada em diferentes obras.
Valorize os autores que ousaram escrever diferentes textos em diferentes contextos.
Permita a criança momentos para realizar uma leitura com prazer, porque, quem lê habitualmente, escreve melhor e compreende melhor a vida e o mundo...


LIVROS DA AUTORA:
"ENTRELAÇANDO VOZES SOBRE O DISCURSO PEDAGÓGICO" - Editora Papel Virtual - RJ "UM SAPINHO MUITO CURIOSO" - Jac Editora - São José dos Campos - SP
"QUEM AMA, NUNCA DESISTE!" - Jac Editora - São José dos Campos - SP

PS.: Aprecie outros textos deste blog. Divulgue-os caso os considere importantes.
 Entre em contato com a autora ( Email: raquelmlcorreia@yahoo.com.br).
 Dê sugestões e faça comentários.







Até breve!

raquelcorreiaescritora.blogspot.com/
Ao usar o texto, favor indicar a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário