segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Prática Educativa

Prezados amigos das Letras e das Artes,

Compreendo que um pensar sobre educação suscita um repensar sobre a própria prática educativa.
Este pensar já me acompanha ao longo de minhas atividades enquanto docente, em diferentes níveis de ensino.
Uma reflexão que provoca  algumas considerações a respeito da pessoa do aluno, seu conhecimento e sua bagagem educativa, ao lado do que é pretendido ensinar a eles, para quê, porque e de que forma será feito. O resultado disso está no processo de aprender e se os saberes apreendidos são úteis à  vida prática.
Por isso, uma reflexão contínua sobre a prática educativa deve ser uma constante na prática de cada educador - consciente de sua ação.
Quando voltamos nosso olhar à relação ensino-aprendizagem-desenvolvimento, no espaço escolar, reconhecemos a importância do professor planejar ações direcionadas à qualidade do conhecimento que é mediado em sala de aula.
Ao levarmos em conta que a ação de sondar conhecimentos se faz necessária à identificação da bagagem dos saberes que o aluno já elaborou e a partir desse conhecimento o professor  acrescentar novos saberes, mediando-os com  os alunos, encontraremos uma etapa muito significativa: a apropriação de novos saberes e sua transferência para um saber mais elaborado.
Por isso, entendemos que o saber escolar deve estar articulado na relação  conhecimento- mediado pela relação professor-aluno (sem esquecer a importância da interferência do meio nesse processo).
Finalizando... não se pode abrir mão de um planejamento  compromissado com o contexto, assunto e grupo com o qual pretende desenvolver uma proposta ou um projeto educativo e, nesse caso, o professor precisa estar  consciente que  este processo  dependerá, também, da mediação que  realizará com os alunos, nas diferentes etapas do aprendizado.

Até breve!!

raquelcorreiaescritora.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário