segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

VOCÊ PODE VER? ALGUMAS PESSOAS, NÃO.

Prezados amigos das Letras e das Artes,

O QUE FAZER?
ALGUMAS DICAS

Ao ver uma pessoa cega aguardando para atravessar a rua o que você faz?
Um cego entrou no ônibus e há um assento livre para ele, como você pode ajudá-lo?
No momento de uma refeição, como você pode auxiliar uma pessoa cega?

Baixa visão ou cegueira são dificuldades que algumas pessoas tem. Algumas, desde o nascimento, outras após uma doença ou algum acidente.
Existem algumas dicas que nos ajudam a lidar melhor com um deficiente visual, abaixo, pontuei algumas:

- Se você andar com uma pessoa cega, deixe que ela segure em seu braço ou coloque a mão em seu ombro, pois, pelo movimento de seu corpo, ela saberá o que fazer.
- Se você estiver com uma pessoa cega durante uma refeição, pergunte se ela precisa de ajuda (para cortar a carne, para adoçar o café...) e explique-lhe a posição dos alimentos no prato.
- Se você for auxiliar um cego a atravessar a rua, pergunte-lhe antes se ela está precisando de ajuda e, em caso positivo, atravesse-o sempre em linha reta (para que ele não perca a orientação).
- Se você for auxiliar uma pessoa cega para  se sentar, coloque a mão dela sobre o braço ou o encosto da cadeira e ela saberá o que fazer.
- Se você conviver com uma pessoa cega, nunca deixe portas entreabertas: ou totalmente abertas ou completamente fechadas. Evite deixar quaisquer tipos de obstáculos pelo caminho e avise-a se a mobília sofrer mudança de lugar.
- Ao orientar uma pessoa com cegueira, seja claro: dizendo: À DIREITA, ou, À ESQUERDA,  de acordo com o caminho que ela necessite.
-Se você acompanhar uma pessoa cega a um lugar desconhecido, diga-lhe, muito discretamente, onde as coisas estão distribuídas no ambiente e quais as pessoas presentes.
- Ao apresentar uma pessoa cega para alguém, faça com que ela fique em frente da pessoa apresentada, pois dessa forma, caso a pessoa cega estenda a mão para um cumprimento, o fará na direção certa.
- Se a pessoa cega estiver sozinha, sempre se identifique ao aproximar-se dela.
- Se você observar aspectos inadequados quanto a aparência da pessoa cega, não tenha receio de avisá-la, discretamente (Exemplos: meias trocadas, roupas pelo avesso, ziper aberto, entre outros).

Agradeço ao Professor Luiz Gonzaga - Professor de Braille na Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, pelas dicas recebidas.
Seja você, também, um multiplicador dessas informações.

Até breve!!
raquelcorreiaescritora.blogspot.com/
(Ao usar o texto, indicar a fonte.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário