terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

PAPEL DO PROFESSOR

Prezados amigos das Letras e das Artes,

É tempo de reinício das aulas, reencontros...contrução de novos relacionamentos...
 
E, nesse movimento está o professor, envolto a  planejamentos, aperfeiçoamento, educação continuada... início de uma nova jornada ou carreira.
 
Tenho presente que o primeiro contato com os alunos deve ser sempre MUITO ESPECIAL, a fim de que eles possam conhecer você e você aos alunos.

Mas, talvez você, professor,  ainda não saiba se os alunos já se conhecem, ou se são novos na  turma/ou escola. Para este momento especial de reinício das aulas,  em seu planejamento pode estar uma dinâmica de grupo que envolva o momento de conhecimento. A dinâmica de apresentação é uma delas. A de integração é outra.
 
Disponibilizo abaixo as formas de serem trabalhadas com o grupo:
1- Dinâmica de  Apresentação
 
 Dê um quadradinho de papel para cada um e disponibilize 5 minutos para que possam formar pares. Cada par deverá se apresentar ( Nome, idade, o que mais gosta de fazer, se gosta de ler... etc.).
Depois abra para um apresentar o outro ao grupão. ( As papeletas devem retrornar para suas mãos, porque, com elas , você poderá observar letra, escrita, concordância etc.)
 
2- Dinâmica de integração
(Com o uso de uma bola . O grupo, deverá estar posicionado em círculo.)
O primeiro aluno deverá falar seu nome, uma qualidade e o que mais gosta de fazer em seguida, passar a bola em sentido horário.
 
Independentemente da dinâmica escolhida, professor, lembre-se que você, também deverá se apresentar aos alunos. Ppocure não demonstrar insegurança, caso seja seu primeiro contato com alunos. Esteja seguro, como já lecionasse há anos, certo?
 
A primeira aula, inclusive, pode ser um momento descontraído com  músicas. Estas podem ser escolhidas com o objetivo de sondagem de conhecimentos). 

Lembre-se, ainda,  que no 1º encontro é o momento de estabelecer as regras (os combinados) participação, frequência, atenção, durante as aulas manter silêncio para prestar atenção na explicação, importância da realização das atividades, entre outros assuntos.
 
Desejo sucesso no início deste ano letivo.
 
Com meu carinho,
raquelcorreiaescritora.blogspot.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário