Vida nos Ambientes
O eixo Vida nos ambientes é importante porque os animais e as plantas vivem na
natureza relacionados com seus ambientes no que se refere à qualidade e disponibilidade
de luz, água, ar e solo. Ao longo do ensino fundamental e médio essa relação é
recorrentemente tratada, em termos crescentes de complexidade. Muitos temas contemporaneos fazem parte desse eixo como o uso de recursos naturais, transformaçoes e
cuidados na conservaçao dos ambientes e da diversidade de vida que os constitui.
No Ciclo de Alfabetização as crianças vão conhecer usos e transformações que ocorrem
no solo, na água, no ar, bem como as características da diversidade animal e vegetal e da sua conservação e manejo. Elas terão suas primeiras aproximações com as
idéias de ciclo de vida de animais e plantas em continuidade às observações de germinação
e metamorfose.
O estudo da diversidade pressupõe o reconhecimento dos diferentes comportamentos
de animais em relação à alimentação, locomoção, reprodução e revestimento do
corpo. Já nas plantas remete à observação das variedades de sementes, dos tipos de
dispersão e do desenvolvimento, altura de uma planta, tipos de habitat e a importância
delas na cadeia alimentar, na ornamentação e na cultura. Nesse eixo se incluem as
modificações ocorridas nos ambientes próximos das crianças como resultado da intervenção
humana.
Eixo Ser Humano e Saúde
O eixo Ser Humano e Saúde é importante porque permite, ao olharmos para o humano
de modo mais específico entre os demais animais, produzir uma compreensão
de nós mesmos no mundo como indivíduos e como espécie. O corpo humano é estudado
ao longo de ensino fundamental e médio.
No Ciclo de Alfabetização é relevante que as crianças conheçam hábitos de higiene,
cuidados com a alimentação, a importância da vacinação e a necessidade de se praticar
atividades físicas para uma vida saudável. Aprender sobre cuidados com o corpo
e sobre a segurança física e emocional, seja individual ou coletiva, tem lugar de destaque
dentro deste eixo.
Considerando-se que o ser humano é produto de sua história e da cultura em que está
imerso, o estudo desse eixo ultrapassa a abordagem biológica do corpo, voltando-se
principalmente para suas formas de expressão, percepção e identidades.
No Ciclo de Alfabetização as crianças têm a possibilidade de reconhecer a diversidade
dos materiais ao identificarem de que as coisas são feitas. Poderão ainda os associar
materiais e suas propriedades específicas com os variados usos na produção de objetos.
As diferentes propriedades dos materiais influem nas escolhas das matériasprimas
para a fabricação de objetos e, por consequência, orientam usos e cuidados
que cada objeto demanda. Novos e velhos materiais fazem parte do universo das crianças
pela presença nos objetos que elas conhecem e manipulam como brinquedos,
objetos de higiene, escolares, entre outros. Elas se encantam com as transformações
que têm oportunidade de vivenciarem de modo mais orientado na escola.
Esse eixo tem como destaque os cuidados na manipulação de diferentes materiais, de
modo que possa evitar acidentes como nos casos de misturar ou ingerir substâncias
desconhecidas; colocar materiais/objetos no fogo ou ainda quanto aos perigos de introduzi-los
em tomadas.
(Extraído: ELEMENTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS PARA DEFINIÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1º , 2º E 3º ANOS) DO ENSINO FUNDAMENTAL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário