Eixo Grandezas e medidas
É importante que, ao longo do Ensino Fundamental, os alunos vivenciem diferentes
situações que os levem a lidar com grandezas físicas, como a grandeza tempo, pois
desde muito cedo as crianças têm experiências com as marcações do tempo (dia, noite,
mês, hoje). Reflete-se sobre o tempo, seja sobre sua própria existência, seu início,
sua duração, ou simplesmente realizam-se marcações e registros. Como as raízes da
Matemática confundem-se com a própria história da evolução da humanidade, ora
definindo estratégias de ação para lidar com o meio ambiente, ora criando e desenhando
instrumentos para esse fim, ou ainda buscando explicações sobre os fatos e
fenômenos da natureza e para própria existência, a reflexão sobre o tempo e demais
grandezas também é objeto de estudo na alfabetização matemática.
Ao abordar as grandezas e as medidas, as ações devem visar à relação do número, à
função de medir, ao uso de diferentes estratégias para comparar grandezas, efetivando
as primeiras aproximações com medidas de comprimento, peso, volume e tempo, por meio de unidades convencionais e, inicialmente, não convencionais. O reconhecimento
de cédulas e moedas que circulam no Brasil também integra o rol de temas do
campo das grandezas e medidas. Em relação às grandezas e medidas, no Ciclo de Alfabetização,
as crianças comparam grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias
pessoais e uso de instrumentos de medida adequados, com compreensão do
processo de medição e das características do instrumento escolhido.
(Extraído: ELEMENTOS CONCEITUAIS E
METODOLÓGICOS
PARA DEFINIÇÃO DOS
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
E DESENVOLVIMENTO DO
CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1º
, 2º E 3º ANOS)
DO ENSINO FUNDAMENTAL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário