Eixo Espaço e Forma
Quanto ao processo de construção relacionado ao espaço e às formas, o corpo é o
ponto de partida para o estabelecimento de relações espaciais nos deslocamentos e
nas orientações para a movimentação no espaço, que podem ser organizadas por
meio da experimentação e da reprodução de trajetos, considerando elementos do entorno
como pontos de referência. Além disso, devem ser estabelecidas relações espaciais
também entre e nos objetos. As relações espaciais entre objetos ocorrem com a
descriçao e a interpretaçao da posiçao dos objetos e pessoas em determinados espaços.
Ao redor de todos há a presença de objetos que lembram a geometria. Encontram-se
elementos da geometria em diversas partes como, por exemplo, na natureza, nos objetos de mobília, nas obras de arte, na arquitetura, dentre outros. Observando a fachada
de uma igreja é possível identificar as formas de suas torres, as simetrias, os
paralelismos e as perpendicularidades. Em uma obra de arte, pode-se observar simetrias
e assimetrias, tipos de linhas, composição de figuras geométricas, proporcionalidade
entre as figuras, padrões de regularidades. Formas quase perfeitamente geométricas também estão presentes na natureza, como a simetria nos desenhos das borboletas,
nas flores e nos frutos.
Nos casos de estabelecimento de relações espaciais em objetos, é de fundamental importância
que o professor organize situações de modo que as crianças iniciem os desenhos
de construção, antecipem a própria ação para a conquista dos resultados esperados,
modifiquem o produzido em função da ação do outro ou de resistências do
objeto. No trabalho com as figuras geométricas, deve-se dar oportunidade de realizar
atividades em que as crianças descrevam as figuras, a partir das formas que estão ao
seu redor, no cotidiano
(Extraído: ELEMENTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS PARA DEFINIÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1º , 2º E 3º ANOS) DO ENSINO FUNDAMENTAL)
2 "LOGO, é uma linguagem de programação elaborada no MIT por S. Papert, cuja finalidade é, partindo das motivações das crianças e jovens, permitir a construção de objetos e desenhos ou a programar novas construções e/ou movimentações após a compreensão dos movimentos básicos.”
(Extraído: ELEMENTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS PARA DEFINIÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1º , 2º E 3º ANOS) DO ENSINO FUNDAMENTAL)
2 "LOGO, é uma linguagem de programação elaborada no MIT por S. Papert, cuja finalidade é, partindo das motivações das crianças e jovens, permitir a construção de objetos e desenhos ou a programar novas construções e/ou movimentações após a compreensão dos movimentos básicos.”
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