Eixo Análise Linguística
Nesse documento, o eixo Análise Linguística foi organizado em dois movimentos que
se articulam: um que diz respeito à reflexão sobre aspectos mais gerais do texto, tendo
em vista a discursividade, textualidade, normatividade dos textos/ gêneros selecionados
para as práticas de linguagem; outro que se refere à apropriação do sistema
de escrita alfabética pelas crianças.
Discursividade, textualidade, normatividade
Dada a natureza da linguagem, os sujeitos não somente a usam em situações de interação
social, mas também pensam e falam sobre ela. Assim, ao pensar-se sobre a linguagem
e a língua, pratica-se o que se convencionou chamar de “análise linguística”.
A análise linguística engloba aspectos de discursividade, textualidade, normatividade
da língua, tendo em vista as relações entre as atividades de linguagem/língua e os
conteúdos textuais/ linguísticos que contribuem para a construção dos sentidos dos
textos orais ou escritos. Na direção de aproximar o que se diz ao como se diz, os usuários da língua, em situações em que são falantes/ouvintes, leitores/produtores refletem
sobre a língua e seus usos.
Enfatize-se que a “análise linguística” – conhecida também como “análise e reflexão
sobre a língua” ou “conhecimentos linguísticos” – não se confunde com a “gramática
normativa” que se refere aos elementos da palavra, da oração/frase e não ao texto; no
entanto, os elementos gramaticais também são objeto de estudo da análise linguística,
no sentido de constituir ferramentas para se analisar os processos de falar/ouvir,
ler/escrever, em situações de interação. No que se refere à análise linguística, as dimensões
são:
a) caracterização e reflexão sobre os gêneros e suportes textuais; b)reflexão sobre recursos linguísticos para constituição de efeitos de sentido em textos orais e escritos;
c) domínio da norma ortográfica e dos padrões da escrita.
Na dimensão “Caracterização e reflexão sobre os gêneros e suportes textuais” são incluídos aspectos relativos aos conhecimentos relativos aos gêneros, ou seja, reflexões sobre: onde circulam; com que finalidades; para quais tipos de destinatários; como se organizam os textos exemplares desses gêneros; e seus aspectos estilísticos.
A dimensão “Reflexão sobre e uso de recursos linguísticos” refere-se à constituição dos efeitos de sentido em textos orais e escritos, incluindo a aprendizagem das convenções gramaticais que diz respeito às situações em que o texto é objeto de análise, quanto às pistas linguísticas dadas para sua compreensão ou às situações de revisão coletiva em que o professor elege determinados recursos linguísticos, para discutir com as crianças. Nesses casos, são selecionados conteúdos linguísticos que constituem aspectos da textualidade dos textos falados/ ouvidos, lidos/ escritos. A seleção dos recursos linguísticos que constituem sentidos em um texto é feita em função do gênero textual em questão, portanto em função de diferentes práticas de aprendizagem de que as crianças participam na escola e fora dela. Em relação à terceira dimensão “Domínio da norma ortográfica e dos padrões da escrita”, destacam-se os conhecimentos necessários para que o texto seja legível, tendo em vista seu leitor, e por atender aos princípios de funcionamento da escrita alfabética e dos padrões de escrita, como concordância, paragrafação ou versificação, pontuação, uso de letras maiúsculas.
(Extraído: ELEMENTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS PARA DEFINIÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1º , 2º E 3º ANOS) DO ENSINO FUNDAMENTAL)
a) caracterização e reflexão sobre os gêneros e suportes textuais; b)reflexão sobre recursos linguísticos para constituição de efeitos de sentido em textos orais e escritos;
c) domínio da norma ortográfica e dos padrões da escrita.
Na dimensão “Caracterização e reflexão sobre os gêneros e suportes textuais” são incluídos aspectos relativos aos conhecimentos relativos aos gêneros, ou seja, reflexões sobre: onde circulam; com que finalidades; para quais tipos de destinatários; como se organizam os textos exemplares desses gêneros; e seus aspectos estilísticos.
A dimensão “Reflexão sobre e uso de recursos linguísticos” refere-se à constituição dos efeitos de sentido em textos orais e escritos, incluindo a aprendizagem das convenções gramaticais que diz respeito às situações em que o texto é objeto de análise, quanto às pistas linguísticas dadas para sua compreensão ou às situações de revisão coletiva em que o professor elege determinados recursos linguísticos, para discutir com as crianças. Nesses casos, são selecionados conteúdos linguísticos que constituem aspectos da textualidade dos textos falados/ ouvidos, lidos/ escritos. A seleção dos recursos linguísticos que constituem sentidos em um texto é feita em função do gênero textual em questão, portanto em função de diferentes práticas de aprendizagem de que as crianças participam na escola e fora dela. Em relação à terceira dimensão “Domínio da norma ortográfica e dos padrões da escrita”, destacam-se os conhecimentos necessários para que o texto seja legível, tendo em vista seu leitor, e por atender aos princípios de funcionamento da escrita alfabética e dos padrões de escrita, como concordância, paragrafação ou versificação, pontuação, uso de letras maiúsculas.
(Extraído: ELEMENTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS PARA DEFINIÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1º , 2º E 3º ANOS) DO ENSINO FUNDAMENTAL)
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