Apropriação do sistema de escrita alfabética
A apropriação do sistema de escrita alfabética é um processo desafiador, assim como
foi a trajetória da humanidade para inventar os sistemas de escrita. A criança vai se
apropriando do sistema de escrita alfabética, ao participar de situações de aprendizagem
que a ajude a refletir e aprender o que as letras representam, substituem e como
elas funcionam; que a auxilie a saber que há acordos sociais que determinam que se
escreve da direita para a esquerda, de cima para baixo, que há espaços entre as palavras
e que certas letras substituem certos sons. Por isto, a criança necessita de boas
situações de aprendizagem que a faça experimentar a compreensão e a apropriação
do sistema de escrita alfabética, beneficiando-se da presença das escritas das palavras,
enquanto refletem sobre seus segmentos orais. Para exemplificar, ressalte-se que há determinados
conhecimentos que podem e devem ser apropriados em um ano letivo, como, por
exemplo, reconhecer e nomear as letras do alfabeto.
No primeiro ano do Ciclo de Alfabetização, o professor pode introduzir tal conhecimento,
aprofundar e consolidar. Assim, o direito de saber as letras do alfabeto pode
ser garantido logo no início do Ensino Fundamental, caso ele não tenha sido apropriado
em anos anteriores, em outras situações vivenciadas pela criança. Se, ao final do
primeiro ano, ela não tiver este direito garantido, é papel da escola elaborar estratégias para que no ano seguinte esse conhecimento esteja consolidado.
(Extraído: ELEMENTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS PARA DEFINIÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1º , 2º E 3º ANOS) DO ENSINO FUNDAMENTAL)
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